Os gamers estão dominando o mundo e, com essa nova era de jogadores e games diferentes, surgiram os campeonatos mundiais.

Realizados em estádios e arenas, eles contam com audiências exorbitantes e premiações como troféus e até centenas de milhares de dólares. Confira alguns dos mais famosos:

  • Cyberathlete Professional League

O evento foca em competições de FPS, com Counter-Strike e Quake como suas principais atrações.

  • World Cyber Games

Patrocinado pela Samsung e pela Microsoft, costuma ser focado em jogos de PC e Xbox como, por exemplo, Counter-Strike, StarCraft, Warcraft, Tekken 6 e os jogos da série Forza.

  • Electronic Sports World Cup

A ESWC foi criada pela empresa Ligarena e ganhou seu nome em 2003, quando a empresa quis fazer uma versão maior da sua competição, que até então se chamava LAN Arena. Hoje a empresa se chama Games-Services.

  • Major League Gaming

Organização totalmente voltada para e-sports e situada em Nova York. A maior parte dos jogos do circuito profissional são de PC e PS3, como Starcraft 2, League of Legends, Mortal Kombat 9, Soul Calibur 5, King of Fighters XIII e Call of Duty Black Ops 2.

  • World eSports Games

As principais modalidades do evento são Counter-Strike, Starcraft, League of Legends e Warcraft 3. Os participantes costumam ser sul-coreanos e as partidas são transmitidas na televisão.

  • The World Series of Video Games

    As competições costumam acontecer nos Estados Unidos, China, Inglaterra e Canadá e ocorrem em torno dos jogos Counter-Strike, Warcraft 3 e Quake 4.

  • Evolution Championship Series

A EVO é o evento mais aguardado pelos amantes de jogos de luta. A competição utiliza exclusivamente jogos nas versões de Playstation 3 e contempla os jogos Ultimate Marvel vs Capcom 3, Super Street Fighter 4 A.E, Soul Calibur 5, Tekken Tag Tournament 2, Persona 4 Arena, Street Fighter Vs. Tekken, King of Fighters XIII  e Super Smash Bros. Melee