A Black Friday é realizada um dia após a comemoração de Dia de Ação de Graças, feriado tradicional para a cultura norte-americana. Entenda um pouco mais como ela funciona por lá!

 

Como nasceu a Black Friday?

Criada na década de 1960, ela marca o início da temporada de compras para o Natal. Acredita-se que o termo “black” seja uma referência aos lucros obtidos pelos lojistas com os grandes descontos oferecidos e que permitem que eles saiam do vermelho.

 

Data

Ao longo dos anos, a data se transformou em uma das mais rentáveis para o comércio norte-americano. O pico das promoções ocorre entre a quinta e a sexta-feira, mas os preços continuam diferenciados ao longo de todo o final de semana, e nos e-commerces há grandes oportunidades ainda na segunda-feira – data batizada como Cyber Monday.

Horário de funcionamento

As lojas físicas iniciam suas vendas às 5h da sexta-feira, sendo que algumas grandes marcas abrem as portas ainda na quinta-feira, ao final da tarde, virando a madrugada com muitas promoções. Portanto, se você for aproveitar, programe-se para acordar cedo ou virar a noite!

 

Produtos

A divulgação começa no início do mês, com quais produtos estarão em promoção e seus valores. Fique de olho nos sites das lojas que te interessam ou em pequenas revistas comerciais disponibilizadas pelas redes varejistas. Durante os cinco dias, os produtos mais procurados pelos consumidores são eletrônicos e brinquedos, mas todo tipo de item ganha grandes descontos.